quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O benefício da dúvida.

Segundo aqui se refere, Teixeira dos Santos pediu às agências de rating internacionais, que ameaçam baixar a posição de Portugal, que dêem o benefício da dúvida a este Governo. A meu ver, a perda de credibilidade deste Governo já não é uma dúvida, mas uma certeza.
Ao contrário do que se diz por aí, a comparação com a Grécia não nos é nada favorável. A Grécia teve um novo Governo que, quando chegou ao poder, encontrou as contas públicas no descalabro. Este Governo mantém o mesmo Ministro das Finanças dos últimos quatro anos, o qual não alertou ninguém para a crescente subida do défice, e aumentou brutalmente os funcionários públicos em ano eleitoral. Pedir agora o benefício da dúvida e falar em esforço de contenção da despesa é perfeitamente ridículo.
Compreendo que Cavaco Silva tenha interesse em evitar uma crise política até às presidenciais. Pergunto, porém, em que outro país do mundo continuaria em funções o mesmo Ministro das Finanças que no fim do ano anuncia um défice que corresponde ao dobro do que anunciava a meio do ano?

Nenhum comentário: