domingo, 12 de outubro de 2008

Reflexões do companheiro Fidel.


Estas reflexões do companheiro Fidel agora publicadas no site oficial de Cuba são altamente enigmáticas sobre o que verdadeiramente pretende Fidel Castro.
Na verdade, apesar as suas apreciações sobre os candidatos indicarem um apoio a Obama, as suas declarações podem ter efeitos perniciosos na campanha deste, ao relembrar a inovação que seria eleger um negro para a Casa Branca: "En Estados Unidos existe un profundo racismo, y la mente de millones de blancos no se reconcilia con la idea de que una persona negra con la esposa y los niños ocupen la Casa Blanca, que se llama así: Blanca".
Em contrapartida, o Presidente cubano insulta McCain, ao relembrar os seus maus resultados em West Point, falando da sua idade e do seu estado de saúde, que poderia conduzir Sarah Palin à presidência. Estas declarações, vindas de quem vem, são absolutamente espantosas. Que se saiba, quer em idade, quer em saúde, John McCain está bastante melhor que o próprio Fidel Castro e, embora o irmão o tenha aparentemente substituído, parece ser ele que continua a dar cartas na política cubana.
Vindas de um tradicional inimigo dos Estados Unidos, os insultos a um dos candidatos presidenciais e os elogios a outro só poderão ter na campanha um efeito contrário ao que se esperaria. Não sei se não será mesmo isso o que pretende Fidel, o que poderá indicar que afinal prefere McCain a Obama. Um dos estados decisivos na eleição vai ser a Florida, que tem uma fortíssima comunidade de exilados cubanos ferozmente anti-castristas. Não sei se com estas declarações, Fidel não atirou a comunidade cubana da Florida integralmente para os braços de McCain.

Nenhum comentário: