sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

As primárias no Iowa


O recente resultado das primárias americanas no Iowa, com as vitórias folgadas de Barack Obama e Mike Huckabee, ameaça baralhar as previsões relativamente às presidenciais norte-americanas.
Em relação aos democratas, tudo parece encaminhar-se para que Barack Obama seja efectivamente o nomeado. Apesar da impressionante máquina partidária que a apoia, Hillary Clinton tem muitos anticorpos entre os eleitores e a sua candidatura será sempre vista como um regresso do casal Clinton à Casa Branca. Já em relação a John Edwards , o facto de ter concorrido nas últimas presidenciais como vice de John Kerry torna pouco credível que tenha hipóteses de ser nomeado em 2008.

Em relação aos republicanos, Mike Huckabee , antigo Governador do Arkansas, já há algum tempo que se vinha posicionando nas sondagens como um sério candidato à nomeação republicana, em detrimento de candidatos mais conhecidos, como Rudy Giuliani ou John McCain.
Terá, porém, que se aguardar pelos resultados do New Hampshire para se verificar se o factor religioso que o beneficiou no Iowa é ou não um fenómeno esporádico. Já o antigo governador do Massachussets, Mitt Romney, de religião mormon, teve um revés no Iowa, que, se for repetido no New Hampshire, estado que dificilmente votará por Huckabee, poderá ainda permitir uma recuperação de John McCain.
Em resumo, tudo se encaminha para uma grande renovação na política norte-americana. Aguardemos pelo resultado do New Hampshire para ver.

Nenhum comentário: